Sertão sergipano registra chuvas acima do esperado


- 26 de janeiro de 2016 | - 11:06 - - Home » »

As chuvas que caíram nos municípios de Propriá e Telha, neste final de semana, foram 100% maior que o da média esperada. O meteorologista Overland Amaral,  coordenador do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), disse que na região do sertão, onde a média é 35 milímetros, chegou a 180 milímetros. A expectativa é de que as chuvas continuem até o dia 02 de fevereiro.

igreja_nova_gloria_01_maissertao

Igreja em Nossa Senhora da Glória. Foto: Marcos Paulo

Em Propriá a chuva causou muitos transtornos, como a queda do muro do estádio de futebol da cidade. Houve alagamentos, também, no Loteamento Taiçoca de Fora, em Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju. A Defesa Civil estadual  não registrou nenhum incidente, apesar das chuvas fortes em  Monte Alegre e Frei Paulo.

As chuvas torrenciais foram em todo o Estado, segundo Overland Amaral, e a tendência é que elas continuem com essa mesma intensidade. É provável que no Carnaval haja chuva também, pois as instabilidades continuam presentes.

Segundo Overland Amaral, coordenador da Sala de Tempo e Clima, as chuvas em Sergipe são ocasionadas pela influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul, uma massa de ar que se origina no oceano e segue em direção ao continente, atingindo os Estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. “O efeito está sendo sentido em todo o Estado, sendo mais intenso no Agreste e no Alto Sertão”, conta Overland.

Até o momento, os maiores índices foram registrados em Pinhão, com precipitação de 161 mm, e Nossa Senhora da Glória, com 150 mm. No litoral, a chuva tem se apresentado com menos intensidade, mantendo a média de 80 mm.

Por: Jornal da Cidade

Por: Daniel Rezende
Estudante de Comunicação Social - Jornalismo; Habilitado como Jornalista com DRT/SE 2.049; Sócio e Repórter do Mais Sertão; Apresentador e Repórter da Xodó FM.
Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!