Cerca de quatro meses do último ocorrido, o Lixão de Nossa Senhora da Glória voltou a ser alvo de atos de vandalismo durante a noite do último domingo (18) quando indivíduos adentraram o local e atearam fogo no lixo que por ali estava amontoado.
O incidente mais uma vez gerou muita fumaça, a qual rapidamente se espalhou pelas redondezas e tornou a prejudicar a população que reside nas proximidades. Na manhã da segunda (19) era possível visualizar o resultado do incêndio em diversos pontos da cidade, incluindo o centro comercial.
Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Alves ‘Dedé’, medidas foram tomadas a fim de evitar que tais atos tornassem a ocorrer, mas ainda assim os vândalos têm invadido o local sem que o fiscal perceba. Ainda de acordo com Dedé, os responsáveis são os próprios catadores, que usam o fogo para posteriormente recolherem os materiais oriundos do cobre e do alumínio que aparecem após o fim do incêndio.
O secretário salientou ainda que no mesmo dia foi realizada uma reunião com os catadores com o objetivo de resolver esta e outras demandas da categoria.
Mais Sertão esteve no local na manhã desta terça (20) e constatou que a fumaça tem diminuído, mas ainda assim tem chegado com intensidade nas comunidades próximas do Lixão Municipal.
Aterro Sanitário
Uma das alternativas que têm sido estudadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente é a construção de um aterro sanitário em um localidade de Nossa Senhora da Glória. Em recente entrevista, o secretário acenou para a construção afirmando que tem buscado recursos junto ao prefeito para que tal obra facilite o fim deste e de outros transtornos que vem ocorrendo para a população devido ao lixão.