
Você voltou a fazer dieta por conta própria, cortou tudo que julgava ser prejudicial, aumentou o consumo de alimentos saudáveis e mesmo assim não emagreceu? Confira se você vem praticando um ou mais dos erros abaixo e faça as correções necessárias no se plano
alimentar.
1-Comer só proteína: Por mais que o consumo de proteína seja uma estratégia no emagrecimento, entre outras coisas, em virtude do efeito sacietogênico, é importante lembrar que sozinho, esse nutriente não terá o efeito esperado. O consumo de proteína deve estar dentro de um contexto dietético de equilíbrio, longe de excessos.
2-Passar fome: Muita gente sabe que o principal fator determinante do emagrecimento é o balanço energético, isto é, a relação entre o que você consome e o que você gasta em forma de calorias. No entanto, não basta diminuir a quantidade de calorias, é preciso levar em consideração a qualidade nutricional dos alimentos. Sendo assim, passar fome porque está tentando diminuir a quantidade de calorias da dieta, é uma péssima estratégia, até porque o corpo humano é muito inteligente e logo acionará mecanismos adaptativos que dificultem cada vez mais a perda de peso a fim de preservar o seu bem estar físico.
3-Cortar todo o carboidrato
Estão sempre procurando um vilão para o emagrecimento e a vítima da vez é o carboidrato.
Esse nutriente é o que o corpo mais solicita como substrato para formação de energia e esta é a sua função mais conhecida. O problema está no consumo excessivo e principalmente de carboidratos simples, aqueles encontrados em alimentos ultraprocessados, ou seja, o problema não está no consumo do carboidrato em si, mas no excesso e o tipo que é ingerido com
frequência.
4-Verificar o peso frequentemente
Primeiramente, perder peso e emagrecer são coisas diferentes, e por isso não há necessidade de verificar o peso com muita frequência, até porque isso pode te deixar ansioso (a) pelos resultados da dieta, o que pode fazer com que você coma mais e pior.
5-Não ler o rótulo dos alimentos
Geralmente quem quer emagrecer vai logo em busca dos alimentos light, diet, zero ou qualquer um outro que prometa uma refeição mais saudável. O problema é quando não ocorre
a leitura do rótulo, principalmente da lista de ingredientes do produto, que pode denunciar que
o mesmo não é tão saudável assim ou pior, que o consumo pode prejudicar o emagrecimento.
Por: Tatiane Ferreira
Montealegrense, graduanda em nutrição (AGES), integrante do grupo de pesquisa
interdisciplinar em saúde (GEPISA), líder na pastoral da criança,
instituição de ação social da CNBB, voltada para o
acompanhamento e orientação de famílias no que diz respeito a
ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania.
Idealizadora do Blog Nutrição e Biologia: Saúde e ambiente em
foco. Tem textos publicados na seleta do 4° encontro sergipano de
escritores, 2° encontro de escritores canindeenses e convidados, 1°
e 2° encontro dos escritores montealegrenses, entre outras obras
reconhecidas. Tem interesse especial em neonatologia e
neuronutrição, está sempre aberta para diálogos que agreguem
conhecimento dentro da sua futura profissão e fora dela.
E-mail:
[email protected]; Instagram: _tatinutri