Alguns municípios sergipanos têm passado por dificuldades no abastecimento de água em alguns dos seus povoados. Para tratar dessa situação, o deputado federal João Daniel (PT/SE) esteve reunido com o diretor-presidente da Deso, Carlos Melo, na manhã dessa sexta-feira, dia 13, acompanhado pelo prefeito de Nossa Senhora da Glória, Chico do Correio, e o vereador Flávio de Glória, bem como da liderança Antônio Carlos, do município de Lagarto, e o dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Capela, Ricardo. Durante a reunião, foram discutidas questões relacionadas ao abastecimento nos municípios de Glória, Capela, Lagarto, Gararu e Itabi.
Para o deputado, foi uma reunião extremamente importante, pois os representantes dos municípios puderam expor as dificuldades que estão enfrentando e obtiveram do presidente da Deso encaminhamentos práticos. No caso do município de Nossa Senhora da Glória, João Daniel acompanhou as demandas apresentadas pelo prefeito e o vereador Flávio. Entre elas, relacionadas à falta de abastecimento em algumas comunidades. “Estamos apoiando um projeto do prefeito Chico do Correio e do vereador Flávio, no sentido de buscar apoiar as ações que vêm sendo feitas através do governo do Estado, através da Deso, e governo federal, para que 100% do município esteja com abastecimento de água nos próximos anos.
Sobre o município de Capela, que possui sistema próprio de água e esgoto, ficou acertada a realização de uma reunião com a participação de dirigente do MST local e a prefeita, Silvany Sukita, para discutir com a Deso a situação de povoados por onde passa adutora da Companhia, como o povoado Miranda e algumas agrovilas do assentamento José Emídio. Nesse último, por exemplo, vivem 280 famílias e a comunidade já possui sistema de abastecimento, mas ainda sem fornecimento nem tratamento.
Já com relação ao município de Lagarto, foi discutida a situação de algumas localidades próximas à região dos povoados Brasília e Estancinha, que possuem problema de abastecimento. Durante a reunião, houve encaminhamento do presidente Carlos Melo para a ida de uma equipe da Deso para ajudar a solucionar essa questão e estudar a possibilidade de utilização de água de poços já perfurados que têm grande vazão.
Quanto às demandas referentes aos problemas no abastecimento nos municípios de Gararu e Itabi, o presidente da Deso ficou de encaminhar técnicos do órgão para verificar os problemas nas comunidades, para buscar solução. “Mais uma vez estivemos reunidos com o presidente da Deso, Carlos Melo, e ficamos muito satisfeitos, pois ele sempre tem demonstrado ser um dirigente preocupado e comprometido com o abastecimento de água em Sergipe”, ressaltou João Daniel.
Fonte: Ascom Parlamentar / João Daniel