A semana passada foi marcante na política canindeense. No domingo, 27, aconteceu um evento incomum em Canindé de São Francisco. Três dos pré-candidatos foram convidados para um ‘encontro entre amigos’.
Estiveram presentes Rildo Carvalho, lançado pré-candidato por Heleno Silva, atual prefeito; Orlandinho Andrade, ex-prefeito por dois mandatos e também pré-candidato; e Erasmo Marinho Filho, provável pré-candidato a prefeito em 2016. Além de outras personalidades de peso na política canindeense desde os tempos do ex-prefeito Jorge Luiz, como Marcondes Marinho, Adailton dos Correios e Dr. Galdino Carvalho. Pião de Delmiro, herdeiro político de seu pai, talvez um dos melhores prefeitos que já houve em Canindé, foi o anfitrião de todos.
Sobre o assunto tratado e os acordos feitos, poucos na cidade sabem. Os pré-candidatos dizem que foi apenas um dia de celebração das boas amizades. Já os seus respectivos correligionários insistem em dizer que o futuro de Canindé estava sendo decidido naquela reunião.
Ironicamente, nos dias anteriores, Orlandinho Andrade foi visto almoçando nas caladas do meio-dia em um modesto restaurante da capital sergipana com Missinho Balbino, que sempre lhe fez oposição e críticas ferrenhas e é atual Secretário de Esportes da equipe de Heleno Silva.
Sarcasticamente, nos dias seguintes, o ex-secretário de Administração e de Obras da Gestão Orlandinho Andrade, Beto Vieira, foi convidado para ser membro da Gestão Heleno Silva como Diretor do Hospital Haiddê de Carvalho.
Enquanto isso, forças ocultas trabalharam para evitar que qualquer grande liderança estadual manifestasse apoio ao projeto do pré-candidato Erasmo Marinho. O futuro das alianças continua incerto. O futuro da população canindeense mais duvidoso ainda.