1º Torneio de Badminton movimenta fim de semana esportivo em Glória


- 1 de fevereiro de 2016 | - 9:00 - - Home » » » » »

Neste domingo (31) Nossa Senhora da Glória sediou o seu 1° Torneio de Badminton. Na modalidade individual, a festa ficou por conta de Lourival, cuja final disputou contra Sandro e venceu por 21 pontos contra 19 do adversário. Na disputa entre duplas os jogadores Lucas Lima e Tiago Souza fizeram a festa após vencerem por 21 a 13 no confronto contra Sandro e Marcelo.

Mesmo que de forma amadora, o esporte tem crescido em Nossa Senhora da Glória e vem sendo praticado há cerca de quatro meses por um grupo de aproximadamente 20 jogadores, cujos treinos têm sido realizados na quadra poliesportiva do Colégio Rezende. A quadra é considerada como a primeira a possuir adaptação para a prátia deste esporte na região do sertão sergipano.

Horários de treinos
-Domingo das 10 ás 12 horas
– Segunda das 18 às 20 horas
-Quinta das 18 ás 20 horas
Contato: (79) 9 9821-7055

Conhecendo o esporte

O Badminton é um esporte de raquete, semelhante ao tênis, porém como uma diferença peculiar: o mesmo substitui a bola por uma peteca e pode ser disputado individualmente ou em duplas. Os jogadores pontuam ao baterem a peteca cônica por cima de uma rede alta quando ela cai do outro lado da quadra antes de o oponente poder devolvê-la, sendo assim, trata-se de um jogo de delicadeza ou de explosões de força, com cortadas espetaculares.

Jogado nas modalidades simples masculina, simples feminina, dupla masculina, dupla feminina e dupla mista. O jogo é disputado em melhor de 3 games de 21 pontos sem vantagem. Quem ganhar dois games é o vencedor. Na Educação Física escolar, o Badminton em duplas mostra-se como uma grande alternativa para o professor, que por sua vez, pode utilizá-lo para integração de meninos e meninas em suas aulas, visto que por ser um esporte com o qual os alunos têm pouco conhecimento, há um nivelamento na aprendizagem, fazendo com que todos possam aprender a jogar o Badminton em poucas aulas.

O badminton, por ser um esporte onde o contato físico é praticamente inexistente, pode favorecer a prática de meninos e meninas simultaneamente, sendo esta uma forma de possibilitar que todos os alunos participem das aulas, sem distinção de raça, religião, sexo ou do físico dos alunos.

Curiosidades:
– 2º esporte mais praticado no mundo, perdendo apenas para o Futebol;

– Esporte de raquete mais rápido do mundo. A velocidade da peteca de pena em um jogo profissional chega a 340 km/h;

– O Badminton é um esporte que exige um excelente condicionamento físico, pois em uma partida de alto nível chega-se a correr aproximadamente 1,6 km;

– O Badminton exige muita concentração. Para se ter uma idéia em um jogo de Tênis a bola fica em jogo 8% do tempo, já no Futebol Americano, das 2 horas de duração da partida, a bola fica em jogo apenas 14 minutos. No Badminton a peteca fica em jogo 45% do tempo total.

Contribuição: Tiago Souza Góis / Graduado em Educação Física

Invalid Displayed Gallery

Fotos: Givaldo Santiago

Por: Daniel Rezende
Estudante de Comunicação Social - Jornalismo; Habilitado como Jornalista com DRT/SE 2.049; Sócio e Repórter do Mais Sertão; Apresentador e Repórter da Xodó FM.
Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!