Subiu para dois o número de casos de crianças nascidas com microcefalia em Nossa Senhora da Glória, município localizado a 110 km da Capital Aracaju, segundo dados registrados pela Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com Adriana, Coordenadora do Setor de Vigilância Epidemiológica, o primeiro caso foi registrado em meados de novembro e o segundo no mês de dezembro de 2015. Os dois registros são de crianças provenientes de famílias residentes em Nossa Senhora da Glória e foram constatados na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. Ainda segundo a coordenadora, nos dois casos o Governo de Sergipe tem oferecido tratamento e está acompanhando as crianças através de médicos estaduais.
Para combater a microcefalia e demais doenças causadas direta e indiretamente pelo Aedes Aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde tem organizado mutirões em diversos bairros e na Zona Rural. Na última terça, 12, os agentes de saúde do município deram continuidade à ação “Todos Contra a Dengue” e visitaram o Conjunto Joviano Barbosa.
O que é a microcefalia?
Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança é significativamente menor do que a de outras da mesma idade e sexo. A microcefalia normalmente é diagnosticada no início da vida e é resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou após o nascimento.
Crianças com microcefalia têm problemas de desenvolvimento. Não há uma cura definitiva para a microcefalia, mas tratamentos realizados desde os primeiros anos melhoram o desenvolvimento e qualidade de vida. A microcefalia pode ser causada por uma série de problemas genéticos ou ambientais, a exemplo da transmissão via Aede Aegypti.
Com informações do site minhavida.com