Os servidores federais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Sergipe estão em greve há mais de três semanas. Em Nossa Senhora da Glória, a agência está de portas fechadas desde 20 de julho, funcionando apenas para atendimento de perícias médicas previamente agendadas.
Para deixar a população bem informada sobre esse tema, a Voz do Servidor fez uma breve entrevista com o Joaquim Antônio, secretário geral do SINDIPREV/Sergipe, sindicato que representa a categoria em greve. Na continuação do programa a Secretária de Assistência Social, Marysa Adriana fez um breve relato da sua gestão a frente da pasta.
Na última reunião, o governo propôs o mesmo reajuste salarial que havia sido rejeitado pela categoria no dia 13 de julho, de 21,3%, parcelado pelos próximos anos. A categoria pede 27,5%, com aplicação imediata, seguida de aumentos gradativos durante os próximos quatro anos.
De acordo com nota enviada pelo INSS, todos os atendimentos serão remarcados. Para informações sobre funcionamento de agências, basta entrar em contato com a central do INSS pelo telefone 135. Segundo informações da central, a paralisação não irá afetar o recebimento de benefícios.
“Existe problemas de Infraestrutura em diversas agências do estado de Sergipe, reivindicamos essa pauta na greve, queremos melhores condições de trabalho para melhor atender a população que buscar nossos serviços, não queremos que os usuários das agências sejam infectados por insertos que circulam em diversas unidades da Previdência Social espalhadas pelo estado de Sergipe” Finalizou Joaquim Antônio.
Desde Fevereiro de 2015 a frente da Secretária de Assistência Social do município de Nossa Senhora da Glória, Marysa Adriana fez um breve balanço das atividades desenvolvidas durantes esses meses de sua administração a frente da secretária.
“Contando sempre com a participação e apoio do Prefeito Municipal das coordenadorias do CRAS, CREAS, Políticas para as Mulheres, desenvolvemos diversos projetos que beneficiou e beneficia, crianças,adolescentes, adultos e idosos dando assistência aos mais carentes da cidade e do interior, levamos cidadania e dignidade para as classes que necessitam serem assistidas” relatou Marysa Adriana.
A Secretária Executiva do Conselho de Assistência Social, Niziane, convidou toda população para participarem da 6ª Conferência de Assistência Social do Município de Nossa Senhora da Glória que acontecerá amanha, 06/08, a partir das 8horas na AABB do município, a Conferência terá como palestrante a Assistente Social, Itanamara Guedes, e abordará diversos temais para debates e construções de propostas de atuação do Poder Público.
Nota do Sindiserve Glória em referência aos cortes salariais divulgados pelo prefeito municipal de Nossa Senhora da Glória.
A direção do Sindiserve Glória entende a importância do corte como uma ação de tentar minimizar efeitos da crise econômica, mas entende que não basta essa atitude isolada, precisa ser acompanhada de outras ações administrativa, o pode executivo deve cumprir imediatamente a lei de acesso a informação (conhecida como lei da transparência) divulgando a folha de pagamento detalhada no site da prefeitura. Cobramos a aplicação da lei por diversas vezes, tanto ao prefeito municipal quanto ao promotor de justiça responsável pela comarca de Nossa Senhora da Glória, porém ainda não temos a aplicação da lei.
Reivindicamos a implantação do orçamento participativo na prefeitura municipal, democratizando a participação da população e ouvindo os anseios do povo para assim construir uma gestão democrática e popular.