O SINTESE – Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Oficial do Estado de Sergipe realiza de 30 de setembro até 03 de outubro no Iate Clube de Aracaju, o XV Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação. Nesta edição o tema a ser debatido é “Avaliação da Educação para além do PNE: Há saídas para qualidade do ensino fora dos índices”. Entre os delegados do evento, 220 são membros da regional do Sertão, sendo que 42 são oriundos de Nossa Senhora da Glória.
O tema será debatido a partir das seguintes mesas temáticas: “Análise de Conjuntura Internacional, Nacional e Educacional”, “Avaliação da Educação para além do PNE: Há saídas para qualidade do ensino fora dos índices”, “PNE, PEE e PME x Financiamento da Educação e a regulamentação do CAQi”.
Além das questões educacionais o congresso também tem outros objetivos, pois ele é a instância máxima de debates e deliberações dos professores da rede estadual e de 74 redes municipais (exceção de Aracaju, pois o magistério é filiado ao Sindipema). Para discutir os próximos passos e bandeiras de luta empreendidas pelo sindicato até 2017, os delegados serão divididos em grupos e discutirão a tese inscrita para o congresso e poderão apresentar emendas.
Este é o momento de construção da luta sindical dos próximos dois anos será realizado no prédio da Universidade Tiradentes localizado no centro comercial de Aracaju e as emendas apresentadas nos grupos serão discutidas e votadas na manhã do dia 03 (último dia de congresso).
“É neste momento que os professores eleitos delegados avaliam a situação política, econômica e social nacional, internacional, mas também são avaliadas as lutas já travadas pelo sindicato e de organizarmos as ações para o próximo biênio”, explica a presidenta do SINTESE, Ângela Maria de Melo.
Membros do Sertão
Delegados e delegadas da Subsede sede do Alto Sertão participantes do XV Congresso Estadual dos trabalhadores em Educação do Sintese, das redes Estadual, municipais e aposentados.
Nossa Senhora da Glória – 42
Feira Nova – 11
Poço Redondo- 29
Monte Alegre – 17
Porto da Folha – 21
Gararu- 13
Graccho Cardoso- 10
Nossa Senhora de Lourdes – 09
Itabi – 06
Nossa Senhora das Dores – 21
Cumbe – 03
Canindé – 40
Nossa Senhora Aparecida – 08
Total 220 delegados e delegadas.
Por: Ascom / Sintese