Política e cotidiano de Aquidabã


- 15 de janeiro de 2016 | - 4:09 - - Home » » » »

SAUDAÇÕES

Leitores do portal “Mais Sertão”, tenho a imensa satisfação de fazer parte dessa rede de informações que tanto tem contribuído com o jornalismo informativo de nossa região. Chego com a finalidade de correspondente da minha cidade, Aquidabã, na qual passa atualmente por momentos delicados, seja na política como na economia. Com opinião, traremos informações relevantes sobre os acontecimentos, com o objetivo de esclarecer e propor um debate produtivo e benéfico.

SAUDAÇÕES II

Aquidabã é uma cidade com pelo menos 22 mil habitantes. As receitas vêm principalmente da pecuária, criação de suínos e ovinos, além da produção agrícola. O comércio local é forte, e a indústria encontra-se em regressão. Atualmente o Prefeito da cidade é José Carlos dos Santos “Carlinhos”, detentor de três mandatos (1988 1996 e 2013 até agora). A dívida pública ultrapassa a casa dos 30 milhões, inviabilizando assim o município. O não pagamento de direitos aos professores e servidores durante os últimos anos, assim como dívidas junto ao INSS, fazem parte deste pacotinho.

DESCASO COM A EDUCAÇÃO

Além das péssimas condições das escolas municipais como também a falta de material didático e até de consumo corrente, a administração deve ao magistério: férias (2012 a 2015), retroativo do reajuste do piso (2011 a 2015), salário dos meses de novembro e dezembro de 2012 e o décimo terceiro (2012, 2013, 2014). Segundo o SINTESE, o total da dívida somente com os professores chega a R$15 milhões. Só Deus na causa!

DESCASO COM A EDUCAÇÃO II

Falando em SINTESE, no ano passado, especificamente em 29 de dezembro de 2015, os professores do município deram nota 0,9 à administração do Prefeito Carlinhos. Em 2014 ele se saiu melhor, nota 2,4. Reprovado, de novo!

INSEGURANÇA

Desde o afastamento do Delegado Fábio Santana em 22 de novembro de 2015, a SSP (Secretária de Segurança Pública) até agora, não ocupou a vaga com nenhum outro. A informação é que até o fim deste mês, um novo delegado comandará a DEPOL da cidade. Falta também um escrivão. Enquanto isso a população reclama da falta de serviços básicos, como BO (Boletim de ocorrências) além de a criminalidade ter aumentado nesse intervalo de tempo. Caso sério!

POLÍTICA 2016 – PRÉ-CANDIDATURAS

As eleições municipais 2016 se aproximam, e os bastidores da política andam bem movimentados por aqui! Até o momento, seis pré-candidatos a Prefeitura de Aquidabã já se declararam. São eles; Mylena Rocha (PCdoB), o vice-prefeito Cleto Maia (PSD), O médico Mário Lucena (PRB), Vanilton Francisco (PV), o ex-prefeito Eurico de Souza Filho (PSC) e o atual Prefeito Carlinhos (PMDB). Durante nossas publicações aqui na coluna, falaremos muito sobre os pré-candidatos e suas reais intenções. Fiquem atentos!

PRÉ-CANDIDATURAS II

Uma das pré-candidaturas que tem se destacado, é o da Mylena Rocha do PCdoB. A jovem propôs um pacto entre os pré-candidatos para o fim de carreatas, passeatas e poluição audiovisual durante a campanha. Segundo Mylena em entrevista a Rádio Comunitária Aquidabã FM 104.9, esses atos geram maiores despesas para os candidatos, além de não contribuírem em nada com o debate de propostas. Cleto Maia (PSD), Dr Mário Lucena (PRB), o ex-prefeito Eurico (PSC), Vanilton Francisco (PV) e o atual Prefeito Carlinhos (PMDB) assinaram o pacto em prol de eleições limpas. Finalmente uma boa ideia!

IRRESPONSABILIDADE

Em Aquidabã a situação não é diferente das outras cidades do Sertão Sergipano quando o assunto é água. Em alguns povoados a falta do bem mais precioso ultrapassa os quatro meses, assim, as pessoas são obrigadas a usar água de tanques para cozinhar, beber e outras necessidades. O problema é que essa água não é de boa qualidade devido o uso por animais, mistura com a lama e falta de tratamento. Para piorar ainda mais a situação, a Deso não explica o que realmente anda acontecendo. Até quando?

DITADURA NUNCA MAIS

O governo do Estado, por indicação da Deputada Ana Lúcia do PT, assinou decreto retirando os nomes de ditadores como Castelo Branco, Costa e Silva e Médice de algumas escolas de Sergipe. Nossa coluna parabeniza o governo por esta atitude louvável. É preciso apagar da nossa história esse momento triste!

MERECIDA FÉRIAS

Os vereadores de Aquidabã estão em recesso parlamentar desde 17 de dezembro de 2015. A volta desses incansáveis trabalhadores está prevista para o dia 15 de fevereiro. Os vereadores têm direito a dois meses de descanso, haja vista que trabalharam demais, e cumpriram a risca o papel de fiscalizador e representantes do povo. Só que não!

Por: Genison Balbino
Whatsapp: 99888-9534
Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!