Delegados sergipanos receberam, durante a tarde da última sexta (09), ofícios da Secretaria de Segurança Pública (SSP) informando que estes estão proibidos de custodiar novos presos devido à superlotação iminente na maioria das delegacias. Entre as delegacias que receberam a decisão, está a Delegacia Regional de Nossa Senhora da Glória, qual já vinha convivendo com uma superlotação de mais de 600% nos últimos meses.
De acordo com o site Infonet, o ofício orienta os delegados a comunicar o Poder Judiciário a respeito da falta de vagas assim que os suspeitos forem detidos e encaminhados às delegacias de polícia para que seja solicitada a transferência para o sistema prisional do estado “A polícia civil suportou a situação até o limite, mas não existe mais espaço e condições”, disse o delegado geral Alessandro Vieira à reportagem do site.
Ainda segundo o Infonet, o delegado teria recebido, durante a tarde da sexta, informações da Secretaria de Estado da Justiça e Defesa do Consumidor (SEJUC) sobre novas 200 vagas no sistema prisional sergipano, as quais já servirão para alocar 50 detentos para o Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (COMPAJAF) ainda neste fim de semana.
A superlotação das delegacias foi tema de recente matéria no Mais Sertão, onde a reportagem do site exibiu imagens e informações a respeito da situação da regional de Nossa Senhora da Glória, que possui dependências adequadas para apenas seis presos, mas atualmente convive com 39 na sua carceragem.