Reverência à COROA:
O sertão sergipano se encheu de esperança. Sim, o ineditismo do fato mexeu com aquela torcida apaixonada. A Fúria do Sertão fez história nessa edição da Copa TV Sergipe de Futsal, a competição do gênero mais famosa das terras de Serigy.
Pela primeira vez uma equipe de Canindé de São Francisco chega à disputa do título desse campeonato. A Secretaria Municipal de Esportes conseguiu formar um quadro, na média, bastante jovem e sob o seu comando colocou o também jovem técnico de 25 anos, Davi Mendonça. Foram contratados jogadores de diversas partes do país, inclusive do Sul.
O Secretário de Esportes, Missinho Balbino, e sua equipe, com razão, se empolgaram – e muito; buscaram o erário público e face à insuficiência deste para manter o grupo, buscaram patrocínios externos. Técnico arrojado. Equipe aguerrida. Torcida apaixonada. O comércio local, mesmo desfalecido pela situação na qual Canindé mergulhou nos últimos anos, chegou junto com o apoio financeiro. Como bem diz um dos gritos de guerra dessa mesma torcida, formou-se um“Time de Guerreiros”.
Sim, guerreiros, pois, não obstante o trabalho apresentado em quadra por esses jogadores e do apoio do comércio local, além do tão alardeado “apoio total” da Prefeitura nos meios de comunicação, fato é que os mesmos durante o período da competição tiveram que ficar “hospedados” na própria Arena Carlos Magalhães e comendo de quentinha (inclusive em um dos jogos da competição, o público via estendido em varais os uniformes dos mesmos). Ressalte-se que a apaixonada torcida do Sertão se sensibilizou ao ponto de promover uma rifa, cujo valor arrecadado foi revertido para os jogadores, como forma de incentivo aos mesmos.
Dito isso, e principalmente por isso, todo o nosso reconhecimento e congratulações à equipe de futsal de Canindé que apresentou a melhor campanha do campeonato e jogou de igual para igual contra a favoritíssima, experiente e agora pentacampeã Moita Bonita, do multicampeão “Galego”, que detém o que aqui chamamos “monopólio da competição”. Foi um jogo digno de uma final: disputado, bem jogado, nervoso, movimentado, indefinido até o último segundo. Foi por pouco! Por muito pouco Canindé não quebrou a hegemonia de “Galego Futsal Clube”.
Descortinando a CARA:
Como toda moeda tem duas faces; toda questão tem seus diversos pontos de vista; o veemente empreendimento da Secretaria de Esportes do Município de Canindé de São Francisco, no sertão sergipano, tem seu pano de fundo.
Investir no esporte é salutar para o desenvolvimento da sociedade. Se apresenta como uma das armas mais eficientes na promoção da saúde, sociabilidade, combate às drogas, à violência e outras inúmeras mazelas que assolam a nossa sociedade. Até aí, nada a retocar o trabalho da referida secretaria se não fosse por alguns detalhes. Basta visitar Canindé e conversar com a população, mais precisamente jovens e desportistas, para se constatar que no município a promoção das práticas esportivas foram abandonadas, em detrimento unicamente da Copa TV Sergipe de Futsal. Todas as demais modalidades foram completamente abandonadas.
A população não se refere apenas às modalidades menos conhecidas, mas até o tradicional futebol de campo e seus campeonatos (municipal, de várzea, regionais…). Também, após essa gestão, reclama a comunidade que o próprio futsal local foi abandonado. Outras modalidades nem se fala. Tal situação já foi inclusive motivo de cobrança em plenário por parte do Vereador Ronildo Beserra (PSC) que, segundo o revistacaninde.com, lamentou o fato de que “enquanto a atenção do Secretário Municipal de Esportes é voltada para o brilhantismo e vislumbre da Copa TV Sergipe de Futsal, o esporte em Canindé de São Francisco vive seus piores dias. Não existe mais o tradicional Campeonato Municipal de Futebol de Campo que precisa ser resgatado e na gestão se acabou. Era um patrimônio do povo canindeense na área esportiva”.
Mas qual seria o motivo disso? Conforme apurado, o titular da pasta, Missinho Balbino (PT), seguindo o sonho de seu pai, foi candidato à uma vaga na Câmara Municipal na última eleição apoiando sua plataforma política no trabalho realizado frente ao Sindicato dos Servidores Municipais. Assim como seu pai, também não obteve êxito.
Como apoiador do projeto político do prefeito Heleno Silva (PRB), Missinho assumiu a dita secretaria com intuito de dar sequência ao seu projeto político para as próximas eleições. Desta vez, percebendo a paixão do canindeense pela Copa TV Sergipe todas as vezes em que o município participou, investiu todo o seu trabalho nisso, abandonando todas as demais modalidades de esportes, mais precisamente os campeonatos tradicionais e apoios aos atletas locais.
Eis uma nova plataforma, um novo discurso para Missinho Balbino na sua caminhada que, agora, há quem aposte, quer buscar o executivo. Tanto o é, que mesmo não ganhando o campeonato, Missinho promove uma mini-carreata em carro aberto numa clara demonstração de seu interesse (puramente esportivo?).
Mini carreata realizada pelo Secretário de Esportes de Canindé, Missinho Balbino (PT), após a final da Copa TV Sergipe de Futsal.
Vale ressaltar que Canindé está com uma equipe de futebol de campo representando o município no Campeonato Sergipano da 2ª Divisão e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes, não está dando o “mesmo apoio”.
O Secretário Missinho Balbino não está demonstrando o mesmo amor ao esporte e à Canindé quanto deveria. Por que será? Será porque à frente da equipe de futebol de campo está o vereador Ronildo, logo um dos seus adversários na busca de futuros votos? Ou será porque o prefeito Heleno Silva tem mais interesse na equipe da cidade de Porto da Folha, da qual ele – Heleno Silva – é um dos principais patrocinadores, juntamente com Raimundinho (que já foi secretário na gestão Heleno em Canindé), e que conforme se cogita, pretende ser candidato a prefeito daquela cidade apoiado pelo atual prefeito de Canindé.
Uniforme da Associação Atlética Guarani, de Porto da Folha, com patrocínio de Heleno Silva e Raimundinho.
É, já diz o ditado: “Nem tudo o que reluz é ouro.”A beleza da cara pode esconder muita outras intenções da coroa.
Enviado por seguidor