Sessão da Alese realizada em Glória traz à tona problemas do Sertão Sergipano


- 25 de novembro de 2015 | - 7:30 - - Home »

A quarta Sessão Itinerante da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), foi realizada na manhã dessa quarta-feira (25), na capital do sertão sergipano, noroeste do Estado, Nossa Senhora da Glória, e aconteceu na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), da cidade. A população do município e da região sertaneja lotou o salão que foi transformado em um plenário, para verem de perto como se desenvolve uma sessão Legislativa, como é o trabalho dos deputados estaduais.

sessao_itinerante_problemas_sertao_gloria_01_maissertao

A Mesa Diretora da Sessão Legislativa Itinerante foi composta pelo presidente da Assembleia Legislativa deputado Luciano Bispo (PMDB), o vice-presidente o deputado Garibalde Mendonça (PMDB), a primeira secretária deputada Goretti Reis (DEM), o presidente do Tribunal de Contas de Sergipe Carlos Pinna, pelo prefeito de Nossa Senhora da Glória, Francisco Carlos Nogueira Nascimento, (PT), pelo presidente da Câmara Municipal de Glória José Etelvan Oliveira Melo Júnior (Junior Gazeta) (PC do B) e pelo coordenador da Defesa Civil de Sergipe o tenente coronel José Erivaldo Mendes. Assim como em Neópolis, o pequeno expediente, foi utilizado pelos políticos, lideranças politicas da região e lideranças comunitárias.

O primeiro a falar foi o prefeito de Glória, Francisco do Correio. Ele iniciou o discurso parabenizando a Mesa Diretora da Alese pela aprovação da Sessão Itinerante na cidade, enfatizando ser muito importante e fez algumas cobranças, como a pavimentação asfáltica, drenagem e esgotamento, além de uma unidade escolar. “Os parlamentares precisam ter conhecimento da necessidade que passa a população. Estar mais perto do povo ajuda na resolução dos problemas”, disse.

O presidente da Câmara Municipal José Etelvan Oliveira Melo Júnior, também falou e parabenizou a iniciativa da Alese em trazer as sessões para perto do povo do sertão, para ele, uma oportunidade que a população tem de estar mais próxima dos deputados em que votaram. Uma das mais importantes reivindicações do presidente da câmara foi a restruturação do Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória. “O hospital precisa funcionar em boas condições. Vai ser bom para a população do sertão, vai ser bom para diminuir o fluxo do HUSE, em Aracaju. Precisamos nos unir para que essa unidade de saúde volte a funcionar normalmente. A câmara está a disposição com todos os seus vereadores para auxiliar os deputados no que for preciso”, ressaltou e continuou pedindo que os parlamentares olhem mais para o alto sertão, que têm muitas coisas boas, “mas infelizmente são mal aproveitadas”.

O prefeito de Poço Redondo Roberto Araújo (PT) além de parabenizar os deputados pela realização das sessões itinerantes, cobrou melhoria para o município e observou que o Poço Redondo está entre os 187 municípios produtores de leite no Brasil e o rebanho pode ser dizimado.”Estamos enfrentando a maior seca dos últimos 50 anos, queremos convocar o governo do estado para abrir uma linha de crédito através do Banese, para que os pecuaristas, agricultores e demais trabalhadores, possam ter recursos para sobreviver e manter suas produções”, apelou

Quem também usou a tribuna no pequeno expediente da Sessão Legislativa Itinerante foram as lideranças comunitárias de Nossa Senhora da Glória e região. Elas fizeram reivindicações aos deputados, cobrando melhorias na educação, saúde, segurança pública e desenvolvimento econômico para o alto sertão.

O presidente da Alese, Luciano Bispo, encerrou a sessão itinerante se comprometendo com os políticos e com o povo de Glória em levar as reivindicações e cobrar de cada secretária citada, melhor atendimento e resoluções dos problemas. “Quero agradecer a todos os servidores da casa, que vieram trabalhar, nós não viemos brincar de política. Enquanto os discursos aconteciam, o secretário de estado da saúde, Zezinho Sobral, já me ligou e disse que estará terça-feira (01), às 15 horas, no município de Glória, para discutir a situação do hospital local. A assembleia passa por um momento difícil, mas nunca vamos cruzar os braços”, afirmou e disse ainda que a próxima sessão itinerante será em março de 2016, no município de Estância.

Grande Expediente

No grande expediente os 10 deputados que estavam presentes à Sessão Itinerante usaram a tribuna para falar ao povo gloriense. No discurso fizeram reivindicações ao Governo Federal e Governo do Estado para atender as demandas dos municípios e ofereceram ajuda ao povo do Alto Sertão Sergipano através da aprovação de leis.

Por: Agência Alese

Por: Daniel Rezende
Estudante de Comunicação Social - Jornalismo; Habilitado como Jornalista com DRT/SE 2.049; Sócio e Repórter do Mais Sertão; Apresentador e Repórter da Xodó FM.
Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!