Postado em Cidades» Coberturas» Plantão» Slide - 11 de setembro de 2018 - 16:37 - Sem Comentários

SÁUDE: Saiba o que os novos estudos falam sobre intolerância a lactose

 

Você já deve ter ouvido falar em alguém que é intolerante a lactose ou até mesmo pode sofrer com esse mal e anda se perguntando, o que pode ou não pode comer. Antes de ir para esse ponto, é preciso diferenciar a intolerância a lactose da alergia a proteína do leite. A alergia é uma reação do seu corpo a algo que ele considera “estranho”, algumas pessoas tem alergia ao leite, a amendoim, camarão, entre outros. Nesse caso, a pessoa não pode de maneira alguma consumir leite ou seus derivados, tais como iogurte e queijo.

Já a intolerância, acontece quando você não produz uma enzima chamada lactase, responsável por quebrar o açúcar do leite (lactose), ou produz em uma quantidade tão pequena que o corpo não consegue dar conta do serviço. Mas calma, nem tudo está perdido. Já é possível encontrar a enzima lactase em farmácias. Assim, antes de consumir o leite, você pode toma-la, ou conforme as orientações do seu nutricionista, não sendo necessário parar de consumir alguns alimentos, diferentemente da alergia.

Se você não tem esse tipo de intolerância e gasta um dinheirinho a mais, trocando os produtos normais por aqueles “zero lactose”, eu tenho uma boa notícia para você. Os estudos mais atuais, mostram que não é necessário fazer essa troca, isso não necessariamente tornará sua alimentação melhor ou vai te deixar mais saudável. Para você que infelizmente precisa de uma alimentação sem ou com pouca lactose, segue uma listinha que poderá te ajudar.

Prefira: queijo minas, ricota, cottage, requeijão e leite de soja.

Evite: leite de vaca ou cabra, bolos, doces e pudins que contenham lactose e frutas laxativas (mamão, ameixa, melão, melancia…) e não esqueça de usar a enzima lactase de acordo com as orientações do seu nutricionista.

 

Por: Tatiane Ferreira

Monte Alegrense, graduanda em nutrição (AGES), integrante do grupo de pesquisa interdisciplinar em saúde (GEPISA), líder na pastoral da criança, instituição de ação social da CNBB, voltada para o acompanhamento e orientação de famílias no que diz respeito a ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania. Idealizadora do Blog Nutrição e Biologia: Saúde e ambiente em foco. Tem textos publicados na seleta do 4° encontro sergipano de escritores, 2° encontro de escritores canindeenses e convidados, 1° e 2° encontro dos escritores montealegrenses, entre outras obras reconhecidas. Tem interesse especial em neonatologia e neuronutrição, está sempre aberta para diálogos que agreguem conhecimento dentro da sua futura profissão e fora dela.

E-mail: [email protected]; Instagram: _tatinutri

Por: Redação Mais Sertão
Portal de notícias fundado em 2015 a partir do até então 'Portal Mais Glória'. Somos coordenados por uma equipe de jornalistas comprometidos com a imparcialidade e exibição de notícias em tempo real.
Enium Criação de Sites

Deixe seu comentário!