SAÚDE: Conheça os impactos da alimentação no meio ambiente


- 12 de fevereiro de 2019 | - 8:35 - - Home » » » »

Quando se fala em preservação do meio ambiente, fazemos uma rápida associação a reciclagem, controle do consumo de água, preservação de áreas naturais, entre outros temas corriqueiramente abordados. Já quando se trata de alimentação, pensamos logo em saúde, emagrecimento e bem-estar. Mas, você já parou para imaginar que ambos estão relacionados? Com o surgimento da agricultura e a domesticação dos animais, a produção de alimentos deixou de ser somente um ciclo natural para ser um dos investimentos da humanidade na chamada “revolução”.

Tão importante quanto essa nova etapa foram os resultados dela. Atualmente, o meio ambiente padece com os produtos químicos que são utilizados na produção de alimentos em larga escala. Estou falando de aditivos químicos que contaminam o solo, rios e os próprios alimentos em benefício da produção e lucro. Os fertilizantes normalmente utilizados contêm substâncias que atingem negativamente não só o ambiente, mas também a saúde humana em casos de exposição a longo prazo.

Sabemos que apenas um fator não irá mudar por completo anos de degradação do meio ambiente, mas se certificar da origem dos alimentos que consumimos é sim um primeiro passo que se todos fizerem irá proporcionar resultados positivos. É nessa perspectiva que existe a recomendação do guia alimentar para população brasileira com relação a importância de preferir sempre os alimentos in natura e minimamente processados, isto é, que não sofreram grandes modificações em relação ao seu estado natural. Essa recomendação quando seguida, ajuda a fortalecer a agricultura familiar, preservar o meio ambiente e a saúde humana.

 

Por: Tatiane Ferreira

Montealegrense, graduanda em nutrição, pós-graduanda em nefrologia, integrante do grupo de pesquisa interdisciplinar em saúde (GEPISA) e da Liga acadêmica em saúde e ambiente da UniAGES, líder na pastoral da criança, instituição de ação social da CNBB, voltada para o acompanhamento e orientação de famílias no que diz respeito a ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania. Ministrante do curso Nutrição e dietética pelo PAEBS. Idealizadora do Blog Nutrição e Biologia: Saúde e ambiente em foco. Tem textos publicados na seleta do 4° encontro sergipano de escritores, 2° encontro de escritores canindeenses e convidados, 1° e 2° encontro dos escritores montealegrenses, entre outras obras reconhecidas. Autora do e-book “Alimentação e saúde”. Tem interesse especial em nefrologia e neuronutrição, está sempre aberta para diálogos que agreguem conhecimento dentro da sua futura profissão e fora dela.

 

E-mail: [email protected]; Instagram: _tatinutri

Por: Redação Mais Sertão
Portal de notícias fundado em 2015 a partir do até então 'Portal Mais Glória'. Somos coordenados por uma equipe de jornalistas comprometidos com a imparcialidade e exibição de notícias em tempo real.
Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!