SAIBA COMO AS ERVAS PODEM AJUDAR SUA SAÚDE


- 13 de março de 2019 | - 4:48 - - Home » » » »

Não é de agora que as plantas medicinais são utilizadas como tratamento alternativo para várias doenças. Há séculos, a prática de usar a natureza ao favor da saúde humana acontece, principalmente entre os povos que permanecem mais distantes dos avanços farmacológicos. Falando em medicamentos, grande parte deles, os que não são produzidos em laboratório, são resultado da extração de um ou mais compostos químicos de plantas medicinais, comprovando a eficácia desse método milenar. Para melhor exemplificar, segue algumas plantas medicinais e forma de uso em problemas do sistema gastrointestinal:

Aftas: Utilizar Alfavaca (Ocimum basilicu L.)- Colocar 2 a 3 gramas de folhas em 200ml de água, fazer o chá por infusão durante 12 minutos e gargarejar 2 a 4 vezes por dia.

Cólicas intestinais: Utilizar erva doce (Pimpinella anisu L.)- Colocar 2 a 3 gramas de sementes em 200ml de água, fazer chá por decocção durante 3 minutos e tomar 4 xícaras de chá durante o dia.

Diarréia: Utilizar as folhas de goiabeira- 4 gramas de folhas frescas em 200ml de água, fazer chá por infusão durante 12 minutos, tomar uma xícara de chá 3 a 5 vezes por dia.

Gases Intestinais: Utilizar folhas da erva-cidreira (Melissa officinalis L.; Lippia Alba (Mill.) – Colocar 2 gramas de folhas verdes em 200ml de água, fazer chá por infusão durante 12 minutos, tomar uma xícara de chá verde 4 vezes ao dia. NÃO É RECOMENDADO PARA HIPOTENSOS (Quem tem pressão baixa)

Gastrite: Utilizar folhas de espinheira santa (Maytenus ilicifolia Schrad)- Colocar 4 gramas de folhas verdes em 200ml de água, fazer chá por infusão durante 12 minutos e tomar 3 a 4 xícaras de chá por dia. CONTRA INDICADO PARA GESTANTES E DURANTE A MENSTRUAÇÃO.

 

É importante lembrar que o uso das plantas medicinais só deve ser feito quando necessário, avaliando os riscos, benefícios e possíveis interações com alimentos e medicamentos. Procure um nutricionista e mantenha-se sempre informado (a).

Por: Tatiane Ferreira

Montealegrense, graduanda em nutrição, pós-graduanda em nefrologia, integrante do grupo de pesquisa interdisciplinar em saúde (GEPISA) e da Liga acadêmica em saúde e ambiente da UniAGES, líder na pastoral da criança, instituição de ação social da CNBB, voltada para o acompanhamento e orientação de famílias no que diz respeito a ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania. Ministrante do curso Nutrição e dietética pelo PAEBS. Idealizadora do Blog Nutrição e Biologia: Saúde e ambiente em foco. Tem textos publicados na seleta do 4° encontro sergipano de escritores, 2° encontro de escritores canindeenses e convidados, 1° e 2° encontro dos escritores montealegrenses, entre outras obras reconhecidas. Autora do e-book “Alimentação e saúde”. Tem interesse especial em nefrologia e neuronutrição, está sempre aberta para diálogos que agreguem conhecimento dentro da sua futura profissão e fora dela.

E-mail: [email protected]; Instagram: _tatinutri

 

Por: Redação Mais Sertão
Portal de notícias fundado em 2015 a partir do até então 'Portal Mais Glória'. Somos coordenados por uma equipe de jornalistas comprometidos com a imparcialidade e exibição de notícias em tempo real.
Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!