PRESSÃO ALTA: O QUE É E COMO PREVENIR


- 24 de julho de 2018 | - 7:08 - - Home » » »

A hipertensão arterial ou pressão alta, ocorre quando o coração aumenta o bombeamento de sangue, fazendo com que ele exerça muita força nos vasos sanguíneos durante a sua passagem. Normalmente, o coração humano bate entre 60 e 80 vezes por minuto, impulsionando em média de 5 a 6 litros de sangue por todo o corpo. Quando se é hipertenso, o número de batimentos bem como o fluxo sanguíneo aumentam.

Tem pressão alta, indivíduos que cronicamente, ou seja, durante muito tempo apresentam uma pressão igual ou superior a 140X90 ou 14 por 9. Uma alimentação inadequada pode aumentar e muito as chances de se tornar hipertenso mesmo que você não tenha ninguém na família com essa doença, e se tiver, o cuidado deve ser dobrado! Entre 20 e 40% dos obesos são hipertensos, por isso devemos tomar cuidado com o aumento de peso.
Isso acontece porque a gordura pode estar entre as vísceras, pressionando os vasos sanguíneos ou até mesmo dentro deles, o que é chamado de aterosclerose, uma placa de gordura que impede o fluxo adequado do sangue, fazendo com que o coração impulsione mais rápido.

Já quando o assunto são diabéticos, entre 30 e 60% tem hipertensão, gerando o risco de desenvolver outros problemas graves como derrame cerebral e infarto.
Para quem já tem hipertensão, o tratamento não tem segredo. Siga corretamente a dosagem e frequência dos remédios que o seu médico orientou, não utilize muito sal no preparo dos alimentos, faça a substituição dele por temperos naturais. Vale lembrar que não adianta trocar o sal normal pelo sal rosa ou o famoso sal do Himalaia, o correto é diminuir o consumo.

Evite alimentos processados e ultra processados, ou seja aqueles que estão muito longe do seu estado natural, como sopas e molhos prontos, pois a quantidade de sal e conservantes utilizada para aumentar o tempo de prateleira é muito grande.

Evite principalmente os alimentos embutidos, como salsichas, mortadela, salame e presunto. Prefira alimentos frescos, aumente as porções de legumes, verduras e alimentos integrais, prefira carnes magras, busque controlar o seu peso e realizar alguma atividade física, no mínimo de trinta minutos, três vezes por semana, essas recomendações também valem para quem deseja prevenir essa e outras complicações.

Montealegrense, graduanda em nutrição (AGES), integrante do grupo de pesquisa interdisciplinar em saúde (GEPISA), líder na pastoral da criança, instituição de ação social da CNBB, voltada para o acompanhamento e orientação de famílias no que diz respeito a ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania. Idealizadora do Blog Nutrição e Biologia: Saúde e ambiente em foco. Tem textos publicados na seleta do 4° encontro sergipano de escritores, 2° encontro de escritores canindeenses e convidados, 1° e 2° encontro dos escritores montealegrenses, entre outras obras reconhecidas. Tem interesse especial em neonatologia e neuronutrição, está sempre aberta para diálogos que agreguem conhecimento dentro da sua futura profissão e fora dela.

E-mail: [email protected]; Instagram: _tatinutri

Por: Redação Mais Sertão
Portal de notícias fundado em 2015 a partir do até então 'Portal Mais Glória'. Somos coordenados por uma equipe de jornalistas comprometidos com a imparcialidade e exibição de notícias em tempo real.
Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!