Opinião: Poço Redondo e a epidemia de chikungunha


- 19 de novembro de 2015 | - 12:30 - - Home »

A Prefeitura Municipal de Poço Redondo, nos últimos dias tem registrado vários casos de chikungunha no município, assim sendo, a sociedade cobra um posicionamento da Secretaria municipal de saúde, juntamente com a prefeitura, a fim de amenizar esses registros. Sabe-se que a chicungunha é uma doença viral transmitida pelo mosquito da dengue, e é necessário que a população também esteja atenta aos conservatórios de água, contudo, não se pode simplesmente  encarar o problema como uma fatalidade, é necessário agir.

Dever-se-ia ter agido na prevenção, mas como não foi o que ocorreu, espera-se que  que tal órgão responsável aja no combate, afinal o que não se pode é ser negligente, situação atual.

A sociedade lhe cobra o que é direito, caso a resposta do órgão competente seja: “Já estamos trabalhando para isso” a sociedade já tem uma réplica: ” Não está sendo suficiente ou não está sendo feito de maneira correta”.  Um lindo discurso não resolverá o problema, o que se pede é ação de imediato, seja através de carros fumacê ou qualquer outra ação que resolva o problema, enfim, vocês têm uma enorme equipe para pensar nisso.

Como citado acima, a população lhe cobra o que é de direito; a saúde.  A nossa Carta Magna (CF 1988) consagra em seu artigo 196: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Visto acima que o Estado (Prefeitura, sec. Municipal de saúde) deve agir na prevenção, redução, recuperação e proteção, espera-se no MÍNIMO um posicionamento deste na qual lhe cabe à responsabilidade.”

Daniel Tenório- Discente de graduação em Direito-Universidade Tiradentes (UNIT)

Por: Daniel Rezende
Estudante de Comunicação Social - Jornalismo; Habilitado como Jornalista com DRT/SE 2.049; Sócio e Repórter do Mais Sertão; Apresentador e Repórter da Xodó FM.
Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!