Postado em Slide» Variedade - 23 de novembro de 2018 - 9:50 - Sem Comentários

OBESIDADE SARCOPÊNICA: GANHO DE PESO E PERDA DE MASSA MUSCULAR

A obesidade muita gente conhece, mas a sarcopenia pode ser um nome bem estranho para você. Não é por acaso que esse é o tema dessa semana, é importante que você conheça o seu corpo e como ele pode ser afetado de acordo com o seu estilo devida, meio ambiente e genética. A sarcopenia pode ser definida como a perda de massa muscular, um processo comum na terceira idade, pois na velhice, praticamente todos os processos metabólicos do corpo tem sua função diminuída, isso acontece também com a síntese proteica, como consequência, iniciam-se algumas perdas

Geralmente as consequências da sarcopenia começam a incomodar por volta dos 60 anos de vida, porém os fatores genéticos podem alterar essa estimativa para menos. Um dos problemas gerados pela perda de massa muscular é a fraqueza, em especial nos membros inferiores, responsável por quedas que comprometem a locomoção e qualidade de vida dos indivíduos nessa faixa etária. O problema ainda pode ser mais grave quando vem associado a outras doenças, como a obesidade, gerando a chamada “obesidade sarcopênica”, quando ocorre simultaneamente o ganho de peso e a perda de massa magra.

Para prevenção, os melhores aliados são uma alimentação saudável e exercícios físicos orientados, pois ambos são importantes para o fortalecimento muscular, reduzindo o risco de quedas e fraturas que comprometem o bem-estar do idoso. A suplementação é muita utilizada nesses casos, porém deve ser orientada por um nutricionista e associada a uma dieta individualizada que preconize a massa muscular bem como as demais necessidades nutricionais do idoso. Se você tem algum idoso na família que está passando por esse ou outro problema nutricional, procure um nutricionista para garantir uma melhor qualidade de vida para o mesmo.

 

Por: Tatiane Ferreira

 

Monte Alegrense, graduanda em nutrição, integrante do grupo de pesquisa interdisciplinar em saúde (GEPISA) e da Liga acadêmica em saúde e ambiente do UniAGES, líder na pastoral da criança, instituição de ação social da CNBB, voltada para o  companhamento e orientação de famílias no que diz respeito a ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania. Ministrante do curso Nutrição e dietética pelo PAEBS. Idealizadora do Blog Nutrição e Biologia: Saúde e ambiente em foco. Tem textos publicados na seleta do 4° encontro sergipano de escritores, 2° encontro de escritores canindeenses e convidados, 1° e 2° encontro dos   escritores montealegrenses, entre outras obras reconhecidas. Tem interesse especial em neonatologia e neuronutrição, está sempre aberta para diálogos que agreguem conhecimento dentro da sua futura profissão e fora dela.

E-mail: [email protected]; Instagram: _tatinutri

 

Por: Redação Mais Sertão
Portal de notícias fundado em 2015 a partir do até então 'Portal Mais Glória'. Somos coordenados por uma equipe de jornalistas comprometidos com a imparcialidade e exibição de notícias em tempo real.
Enium Criação de Sites

Deixe seu comentário!