Instalação de usina nuclear no sertão volta a ser debatida


- 8 de abril de 2016 | - 7:00 - - Home » » » »

A possível instalação de usinas nucleares em Sergipe voltou a ser discutida na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Na manhã desta quinta-feira (07), a Frente Parlamentar Mista de Meio Ambiente, Comunidade, Tradicionais e Segurança Alimentar, realizou uma exposição sobre energia nuclear durante o grande expediente da casa.

energia-nuclear-maissertao

Imagem: Ascom Ana Lúcia

Para debater sobre o assunto a Frente levou o ativista ambiental e membro do Greenpeace, Thiago Almeida, que discorreu sobre os riscos e custos que uma usina nuclear representa e apresentou alternativas de energias renováveis, mas baratas e sem riscos.

Antes da palestra, o pesquisador conversou com F5 News e afirmou que o governo não deveria nem pensar em construir mais nenhuma usina nuclear, e sim paralisar as obras da Angra 3, no Rio de Janeiro, onde já foram gastos mais de R$ 7 bilhões e ainda serão necessário outros R$ 8 bilhões, podendo esse valor subir ainda mais.

A meta do governo é construir 14 usinas até 2050, porque o Brasil é um dos três países no mundo que possuem reserva suficiente de urânio para produzir energia, mas segundo o ativista elas não trazem nenhum impacto positivo. “Isso é propagar uma energia que é perigosa, cara e com consequências catastróficas, em relação a um acidente. E sem solução permanente para seus rejeitos, a gente vai gerar energia por 40 ou 60 anos e deixar que por centenas de anos outras gerações paguem a conta”, destacou.

Fonte: F5 News

Por: Daniel Rezende
Estudante de Comunicação Social - Jornalismo; Habilitado como Jornalista com DRT/SE 2.049; Sócio e Repórter do Mais Sertão; Apresentador e Repórter da Xodó FM.
Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!