FETAM lança campanha em defesa da qualidade no Serviço Público Municipal


- 12 de fevereiro de 2019 | - 5:33 - - Home » » »

A campanha “Qualidade no Serviço Público: A gente faz nossa parte, prefeito faça a sua” foi lançada pela Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (FETAM), nessa sexta-feira, 8, na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em Aracaju.

O lançamento da campanha da federação reuniu lideranças sindicais e servidores da base do Sindisocorro, Sindibrito, Sindipropriá, Sindiserve-Canindé, Sindsluzi, Sindlagarto, Simpof, Sindiserve Poço Verde, Sindiserge, Sindifrei, Sindacsei, Sindseme, Sindiserv-Umbauba, Sindsf, Senge, Sintserve, Sindicanhoba, Sindisemb e Sindiserve-Glória.

A campanha defende como principais bandeiras a luta pela valorização salarial, plano de cargos, carreira e salários, concurso público e transparência nas prefeituras. E complementa, no âmbito de Sergipe, a campanha unificada organizada pela Confederação dos trabalhadores do Serviço Público Municipal (CONFETAM) realizada em todo Brasil.

Para Presidenta da FETAM, Itanamara Guedes, “o objetivo da campanha é dialogar com a sociedade sobre a necessidade de defender as políticas sociais, que são materializadas para população por meio da oferta do serviço público, e chamar a atenção para a importância do servidor municipal na execução desse serviço.”

Durante a atividade as lideranças sindicais organizadas na FETAM/CUT discutiram a realidade do serviço público municipal e negociação coletiva, além de compartilharem o material da campanha. Foi palestrante o economista Luís Moura, do
Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). “Quero parabenizar os sindicatos municipais pela iniciativa de unificar a campanha há três anos seguidos. Isso mostra que há uma organização dos servidores das prefeituras para denunciar os problemas de condições de trabalho, baixos salários e até mesmo a gestão do município cobrando transparência e concurso publico. São pautas que fogem da questão salarial, chamo de pauta política,” diz o representante do DIEESE.

O vice-presidente da CUT/SE, Plínio Pugliesi, saudou os servidores municipais na central e destacou o caráter inovador da campanha ao priorizar os serviços prestados. “A campanha organizada pela FETAM é inovadora no âmbito de Sergipe, na medida em que os servidores municipais se unem na federação para defender uma pauta que vai além da remuneração e do corporativismo. Colocam como debate central a defesa da qualidade dos serviços públicos. Isso mostra o compromisso com os serviços que fazem a vida da população nos municípios melhor.”

O deputado estadual Iran Barbosa (PT) também compareceu ao lançamento da campanha, fez anotações das reivindicações dos servidores e firmou o compromisso de apoio na Assembleia Legislativa. “Vim aqui para empenhar o compromisso do nosso mandato com a luta dos trabalhadores, os servidores públicos municipais.”

Próximas Ações

A diretoria da FETAM, junto com a CUT e os sindicatos, irá promover atos de lançamento da campanha nos municípios de Sergipe. A pauta com as reivindicações será protocolada nas prefeituras, para dar início ao processo de negociação com os prefeitos.

De acordo com o diretor de Comunicação da FETAM, Jackson Santos, outra ação será a apresentação da pauta da campanha aos integrantes do Poder Legislativo Municipal e Estadual e aos órgãos de controle, Tribunal de Contas e Ministério Público Estadual. “Vamos buscar diálogo com todos os Poderes, porque a nossa pauta apresenta reivindicações de interesse da população,” informa.

Também é prioridade nas ações da FETAM, a luta nacional da classe trabalhadora para barrar a reforma da Previdência. A federação irá somar forças com os sindicatos, a CUT e movimentos sociais e vai fomentar diálogos com prefeitos solicitando que se posicionem contrários à reforma.

Por: Assessoria.

Por: Redação Mais Sertão
Portal de notícias fundado em 2015 a partir do até então 'Portal Mais Glória'. Somos coordenados por uma equipe de jornalistas comprometidos com a imparcialidade e exibição de notícias em tempo real.
Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!