Estudo da UFRJ irá analisar a alimentação de crianças no Brasil


- 1 de abril de 2019 | - 9:00 - - Home » » » »

 

Na última segunda feira (18.03.2019), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), deu início ao ENANI (Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil), que tem por objetivo analisar a alimentação de crianças menores de até 5 anos de idade por todo o país. O estudo conta com o apoio do CNPq (Concelho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e do Ministério da Saúde.

A divulgação dos resultados está prevista para o início de fevereiro de 2020. Essa primeira fase permitirá um maior detalhamento da saúde infantil a partir da coleta de dados de cerca de 123 municípios brasileiros, incluindo da região nordeste. A perspectiva é que em média, 15 mil domicílios sejam visitados, resultando em até 17 mil crianças de 0 a 5 anos. O censo da nutrição infantil, como está sendo chamado, trará à tona os principais problemas nutricionais dessa faixa etária com base em evidencias científicas que facilitarão a criação de políticas públicas voltadas para os cuidados nutricionais dos menores de cinco anos.

Por: Tatiane Ferreira

Montealegrense, graduanda em nutrição, pós-graduanda em nefrologia, integrante do grupo de pesquisa interdisciplinar em saúde (GEPISA) e da Liga acadêmica em saúde e ambiente da UniAGES, líder na pastoral da criança, instituição de ação social da CNBB, voltada para o acompanhamento e orientação de famílias no que diz respeito a ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania. Ministrante do curso Nutrição e dietética pelo PAEBS. Idealizadora do Blog Nutrição e Biologia: Saúde e ambiente em foco. Tem textos publicados na seleta do 4° encontro sergipano de escritores, 2° encontro de escritores canindeenses e convidados, 1° e 2° encontro dos escritores montealegrenses, entre outras obras reconhecidas. Autora do e-book “Alimentação e saúde”. Tem interesse especial em nefrologia e neuronutrição, está sempre aberta para diálogos que agreguem conhecimento dentro da sua futura profissão e fora dela.

 

E-mail: [email protected]; Instagram: _tatinutri

Por: Redação Mais Sertão
Portal de notícias fundado em 2015 a partir do até então 'Portal Mais Glória'. Somos coordenados por uma equipe de jornalistas comprometidos com a imparcialidade e exibição de notícias em tempo real.
Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!