Postado em Plantão» Sertão» Slide - 9 de outubro de 2018 - 16:52 - Sem Comentários

SERTÃO: Moradores se manifestam por falta de ÁGUA

Produtores dos projetos de irrigação Jacaré-Curituba, em Canindé do São Francisco, realizaram um protesto e interromperam a oferta de água que estava sendo feita de forma racionalizada para atender também os produtores do assentamento Valmir Mota. De acordo com informações do secretário de agricultura do município, Rildo Joaquim Carvalho da Silva, houve captação irregular de água e os produtores do Jacaré-Curituba que se sentiram prejudicados acabaram invadindo a estação EB100, interrompendo o fornecimento de água para ambos os projetos. 

O clima é de revolta em decorrência dos sucessivos problemas na oferta de água, que estão prejudicando os perímetros irrigados na região. A bomba responsável pela distribuição da água está danificada. De acordo com informações da assessoria de imprensa da Companhia de Desenvolvimento do Vale São Francisco (Codevasf), a bomba está sendo recuperada no Estado da Bahia. Segundo a assessoria, técnicos da Codevasf estão acompanhando os serviços na cidade de Lauro de Freitas, com a expectativa do reparo do equipamento ser concluído nos próximos 20 dias.

Acordo

Conforme a assessoria da Codevasf, os produtores do assentamento Valmir Mota e do projeto de irrigação Jacaré-Curituba entraram em entendimento para uso racional da água para evitar maiores prejuízos à irrigação na região. O acordo, segundo a assessoria da Codevasf, teria sido descumprido, gerando a insatisfação dos produtores. O acordo foi necessário, segundo a Codevasf, porque a falta do equipamento, que está danificado, reduz a vazão de água que atende as duas comunidades.

A assessoria informou ainda que equipes da Codevasf participam de Câmara de Conciliação da Advocacia Geral da União (AGU) para decidir sobre a gestão da operação e manutenção do projeto Jacaré-Curituba. A assessoria informa que a Codevasf considera indispensável uma atuação mais efetiva do Governo Federal na aplicação de recursos orçamentários em favor daqueles perímetros irrigados.

Infonet

Por Cassia Santana

 

Por: Redação Mais Sertão
Portal de notícias fundado em 2015 a partir do até então 'Portal Mais Glória'. Somos coordenados por uma equipe de jornalistas comprometidos com a imparcialidade e exibição de notícias em tempo real.
Enium Criação de Sites

Deixe seu comentário!