Postado em Saúde» Sem categoria» Sertão» Slide» Variedade - 21 de maio de 2018 - 8:37 - Sem Comentários

SAÚDE: Dietas restritivas e emagrecimento rápido

A perda de peso rápida é sempre uma proposta tentadora que seduz a muitos. Seja em revistas, sites de beleza ou até mesmo em redes sociais, não é difícil encontrar novos e curiosos métodos para perda de peso. O uso desses métodos revelam a relação entre  excentricidade e adesão. Ao que parece, quanto mais próximo do impossível, maior é a quantidade de pessoas realizando as determinas propostas. É assim que surgem as “dietas”. Do ovo, da sopa, do sol, dos pontos… tem para todos os gostos. De certa forma, o emagrecimento chega, mas devemos analisar a custo do que, tendo em vista a tendência que temos de colocar os padrões estéticos em detrimento da saúde.

Analisando brevemente o corpo humano, entende-se que o balanço energético negativo é o que promove o emagrecimento, isto é, gastar mais energia do que a ingerida em forma de calorias, e é por isso que as dietas citadas, tem no primeiro momento, um resultado positivo. Porém, a restrição de alguns grupos alimentares e porções, não diminuem apenas as calorias de suas refeições mas também retira nutrientes que o seu corpo precisa para se manter, em especial os essências, isto é, os que o organismo solicita e que só podem ser adquiridos via alimentação.

O resultado não poderia ser diferente, indisposição, dores de cabeça, unhas quebradiças, pele e cabelo ressecados, flacidez, náuseas, tonturas, entre outros. Em resumo, o seu corpo não é uma via de mão única e por isso o emagrecimento saudável só ocorre ao longo prazo, com o planejamento de uma alimentação saudável aliada a prática de exercícios físicos, o que promovem bem estar físico e psíquico. Procure um nutricionista e reestabeleça o seu bem estar.

Por: Tatiane Ferreira
Graduanda em nutrição, integrante do grupo de pesquisa
interdisciplinar em saúde (GEPISA), líder na pastoral da criança,
instituição de ação social da CNBB, voltada para o acompanhamento e orientação de famílias no que diz respeito a ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania. Escritora
desde o ensino médio, tem textos publicados na seleta do 4°
encontro sergipano de escritores, 2° encontro de escritores
canindeenses e convidados, 1° e 2° encontro dos escritores montealegrenses, entre outras obras reconhecidas. Tem interesse especial em neonatologia e neuronutrição, está sempre
aberta para diálogos que agreguem conhecimento dentro da sua futura profissão e fora dela.

E-mail: [email protected]

Por: Redação Mais Sertão
Portal de notícias fundado em 2015 a partir do até então 'Portal Mais Glória'. Somos coordenados por uma equipe de jornalistas comprometidos com a imparcialidade e exibição de notícias em tempo real.
Enium Criação de Sites

Deixe seu comentário!