Postado em Cidades» Plantão» Slide» Variedade - 4 de junho de 2018 - 18:11 - Sem Comentários

DESMISTIFICANDO AS DIETAS: O que é mito e o que é verdade?

Com a enxurrada de novas dietas que aparecem constantemente em revistas, sites e principalmente na internet, fica difícil saber em quem acreditar e o que fazer com seu plano alimentar. Sabendo disso, elenquei algumas dietas para serem discutidas, mas lembre-se, todas aqui não passam de estratégias quem podem ser usadas de acordo com sua necessidade energética e outros aspectos individuais, por isso é necessário o acompanhamento com um nutricionista. Vamos começar?

Dieta Detox: Mito. Antes de começar a falar sobre a detox, quero deixar uma coisa bem clara, nenhuma dieta é capaz de desintoxicar o seu corpo, logo, detox não existe! É apenas um nome utilizado para chamar a sua atenção. A verdade é que o fígado é quem faz esse papel de desintoxicação, ou seja, elimina substâncias como defensivos agrícolas, medicamentos de uso rotineiro e pesticidas. Usar o termo detox, insinua que ao sair da dieta você intoxica o seu corpo, e isso é inverídico. Intoxicação acontece por álcool, metais pesados, medicamentos, drogas, todos a longo prazo, não por comida! O único benefício desse tipo de dieta é o aumento da ingesta de alimentos in natura e diminuição de alimentos processados, o que reduz a produção de radicais livres, estes por sua vez, quando em excesso, podem trazer prejuízos à saúde.

Dieta low carb: Verdade. Trata-se de uma dieta com baixo carboidrato. Mais uma vez, um único grupo alimentar sendo usado como vilão, assim como fizeram com o grupo dos lipídios a alguns anos atrás. Os carboidratos podem ser divididos em simples e complexos. Em uma dieta, devemos priorizar os complexos e reduzir ao máximo os simples, encontrados em alimentos industrializados como biscoitos recheados e refrigerantes. Logo, o problema não é bem o carboidrato, mas o tipo dele. Ou seja, se você faz uma ingestão frequente de alimentos ricos em açúcares e altamente calóricos e passa a retira-los gradativamente, você já está fazendo low cab e provavelmente perderá peso, não só pela diminuição de carboidrato, mas pela retirada desses alimentos calóricos ricos em açúcares. Por isso, não entre na moda da low carb que exclui até mesmo frutas da dieta! Isso é muito errado! Procure um nutricionista e saiba o que é melhor para você.

Dieta peleolítica: Mito. Assim como a detox, essa é mais uma nomenclatura utilizada incorretamente. No paleolítico ou idade da pedra, os seres humanos eram nômades, isso quer dizer que eles não se fixavam por muito tempo em um só lugar. Viviam da pesca, caça, raízes, frutas e o mais importante, comiam quando eram possível comer, quando havia comida, corriam quilômetros durante a caça, ou seja, para os defensores da dieta paleolítica faltam aulas de história. Não dá para reproduzir algo sem frequência, totalmente solto e sem nexo. Não tem como imitar o homem do paleolítico porque é um contexto completamente contrastante. O que podemos fazer é aumentar a ingestão de alimentos como os mencionados, isso seria bom, mas não quer dizer que você está fazendo uma dieta “paleo”.

Em resumo, na dúvida de qual dieta seguir, procure um nutricionista, só assim você terá segurança. No mais, em caso de dúvidas, procure a ciência, muitos irão defender e outros irão repudiar algumas dietas, mas só o conhecimento científico é capaz de mostrar a verdade. Por exemplo, há quem diga que faz detox ou que dieta low carb é melhor para perda de peso, mas a ciência nos mostra que não. E o que é ciência? Você irá descobrir no texto da próxima semana.
Até breve.

Montealegrense e graduanda em nutrição (AGES), integrante do grupo de pesquisa interdisciplinar em saúde (GEPISA), líder na pastoral da criança, instituição de ação social da CNBB, voltada para o acompanhamento e orientação de famílias no que diz respeito a ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania. Escritora desde o ensino médio, tem textos publicados na seleta do 4° encontro sergipano de escritores, 2° encontro de escritores canindeenses e convidados, 1° e 2° encontro dos escritores montealegrenses, entre outras obras reconhecidas. Tem interesse especial em neonatologia e neuronutrição,
está sempre aberta para diálogos que agreguem conhecimento dentro da sua futura profissão e fora dela. E-mail: [email protected]

Por: Redação Mais Sertão
Portal de notícias fundado em 2015 a partir do até então 'Portal Mais Glória'. Somos coordenados por uma equipe de jornalistas comprometidos com a imparcialidade e exibição de notícias em tempo real.
Enium Criação de Sites

Deixe seu comentário!