Postado em Cidades» Plantão» Slide» Variedade - 9 de julho de 2018 - 10:19 - Sem Comentários

BRASIL: 20% DE TODO O AGROTÓXICO DO MUNDO ESTÁ AQUI!


O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo! Cada brasileiro consome em média, 5,2 litros de agrotóxicos por ano. Para piorar a situação, em plena copa do mundo, a fim de ofuscar o debate, a câmera de deputados voltou a discutir e aprovou a lei n° 6.299/2002, também conhecida como PL do veneno ou “Pacote de veneno”. Esta lei tem por objetivo diminuir as regras de fiscalização para o uso de agrotóxicos no país. Caso a ideia siga em frente, ocorrerá a liberação de mais agrotóxicos na mesa dos brasileiros. Beneficiando exclusivamente os produtores de alimentos que, em busca do lucro são capazes de arriscar as nossas vidas. Tendo em vista, os estudos que já relacionam o uso desenfreado de agrotóxicos com danos irreversíveis a saúde.

Alguns danos relacionados são: Déficits cognitivos, efeitos neurotóxicos, atrasos de desenvolvimento físico e mental, riscos de infertilidade, riscos para o desenvolvimento de câncer, entre outros. Os agrotóxicos são compostos orgânicos que inibem o desenvolvimento de pragas da plantação. Eles agem através de alguns agentes biológicos, como por exemplo, bactérias e vírus ou por alguma substância química e por isso nem sempre são venenosos, mas em todos os casos, tóxicos. Podem ser divididos em bactericidas para bactérias que podem comprometer o plantio, inseticidas para insetos, herbicidas no caso de ervas daninhas, fungicidas no controle de fungos e acaricidas para o extermínio de ácaros.

Os agrotóxicos também podem ser classificados de acordo com a sua composição. Mas, mais importante que a sua classificação são os riscos não só para a saúde humana mas também para fauna e flora do país. Esses produtos são capazes de contaminar o solo e a água de rios utilizada para abastecer cidades inteiras! Você pode contribuir a favor da luta contra o aumento da utilização dos agrotóxicos. Acesse o site https://www.chegadeagrotoxicos.org.br/ e assine a petição contra a lei n° 6.299/2002. Sabemos da necessidade da utilização de alguns produtos a fim de suprir a demanda, mas com essa lei, aprovamos substancias proibidas em vários outros países além de continuarmos no topo quando o assunto é o uso de agrotóxicos e riscos para saúde humana.

Montealegrense, graduanda em nutrição (AGES), integrante do grupo de pesquisa interdisciplinar em saúde (GEPISA), líder na pastoral da criança, instituição de ação social da CNBB, voltada para o acompanhamento e orientação de famílias no que diz respeito a ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania. Idealizadora do Blog Nutrição e Biologia: Saúde e ambiente em foco. Tem textos publicados na seleta do 4° encontro sergipano de escritores, 2° encontro de escritores canindeenses e convidados, 1° e 2° encontro dos escritores montealegrenses, entre outras obras reconhecidas. Tem interesse especial em neonatologia e neuronutrição, está sempre aberta para diálogos que agreguem conhecimento dentro da sua futura profissão e fora dela.

E-mail: [email protected]; Instagram: _tatinutri

Por: Redação Mais Sertão
Portal de notícias fundado em 2015 a partir do até então 'Portal Mais Glória'. Somos coordenados por uma equipe de jornalistas comprometidos com a imparcialidade e exibição de notícias em tempo real.
Enium Criação de Sites

Deixe seu comentário!