Aulas em simuladores serão obrigatórias a partir de janeiro em Sergipe


- 16 de dezembro de 2015 | - 11:04 - - Home » »

simuladorQuem der entrada no processo de habilitação a partir de 2016 terá que passar por mais uma modalidade de aulas práticas durante a sua formação. Seguindo uma determinação do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran –, todas as autoescolas precisam disponibilizar um simulador de direção veicular para que os candidatos à obtenção e adição da Carteira Nacional de Habilitação – CNH – na categoria “B” façam aulas no aparelho. Em Sergipe, a obrigatoriedade passa a valer a partir de janeiro do próximo ano.

Com essa nova etapa, o candidato terá mais uma ferramenta de aprendizagem para facilitar a condução de veículos em vias públicas, uma vez que é submetido a simulações de situações reais do trânsito nas cidades. O candidato à primeira CNH deverá ter 20 horas/aula em veículo de aprendizagem, sendo 16 com conteúdos do período da manhã e quatro da noite (três aulas podem ser substituídas por simuladores). Já nos equipamentos de simulação são necessárias cinco aulas, sendo uma delas de instruções de direção simulando noite. Ao final, o aluno deverá ter, no mínimo, 25 horas/aula.

Já para a adição da CNH, os condutores deverão ter 15 aulas em veículos de aprendizagem, dos quais três devem ser do período noturno (duas podem ser substituídas pelo simulador). Devem cumprir em simuladores de direção veicular cinco horas/aula, sendo uma de conteúdo noturno, totalizando 20 horas/aula.

Essa nova etapa no processo de formação não se aplica às pessoas com deficiência física, cujos veículos são adaptados, e aos que requereram a habilitação até 30 de dezembro, que seguirão as normas anteriores.

Fonte: ASCOM DETRAN/SE

Por: Mateus Santos
Atualmente na redação do Portal Mais Sertão de Nossa Senhora da Glória. Natural de Itabaiana, apaixonado por tecnologia, mídias e redes sociais.
Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!