Através de Janier Mota, Carreta da Saúde da Mulher e do Homem fará ação forte em Itabaianinha


- 30 de setembro de 2019 | - 9:20 - - Home » »

Deputada Janier Mota, assessores e Gilson Ramos, no estúdio da Luandê (Foto: Breno Couto)

No programa “Gata Amarrada”, da Rádio Luandê FM, de Tobias Barreto, do radialista e vereador Gilson Ramos, a deputada estadual Janier Mota falou sobre a importância do Saúde Sergipe Cidadã + Governo em Ação, um grande evento que ocorrerá de 3 a 6 de outubro na cidade de Itabaianinha, região sul de Sergipe. Nesse evento, a população poderá utilizar os serviços da Carreta da Mulher, da Carreta do Homem e diversos outros exames fundamentais. 

Esta será a primeira vez que a Carreta da Mulher sairá de Aracaju e por isso, a representante do Movimento Mulheres de Peito, Sheila Galba, agradeceu à deputada Janier. “Quando fomos convidadas pela parlamentar para estar na primeira saída da carreta, aceitei de imediato, pois é um fato histórico e eu estou muito feliz”, disse Sheila Galba.

Além da carreta rosa, a ação contará também com a Carreta do Homem. “Ofertaremos exame de próstata através de ultrassom, para detectar possíveis problemas. Hoje em dia, não se faz mais tão necessário o exame de toque, pois já temos alternativas”, esclareceu o médico da rede estadual de urgência, Rodrigo Araújo.

Rodrigo Araújo também explicou que, devido aos crescentes casos de esquistossomose (barriga d’água) na região sul, o projeto ofertará ultrassonografia hepática e ultrassom do fígado, para verificar as problemáticas dessa doença. “Também teremos inúmeros médicos voluntários, que se somaram à equipe do governo e poderemos contar com ortopedista, pediatra, médica neurovascular, cardiologista, pediatra, entre outros”, disse.

A deputada Janier Mota aproveitou para agradecer ao Estado, que através do Governo em Ação, tornou muita coisa possível. “O governador não mediu esforços para somar e agradeço a ele por nos possibilitar a ida dessas duas carretas tão importantes para nosso povo. Sei que isso está longe de resolver todos os problemas da saúde do nosso Estado, mas com boa vontade, trabalho e dedicação, chegaremos lá”, afirmou.

Luciana Déda, presidente da Fundação Parreiras Horta, afirmou que estará junto à ação. “Somos responsáveis pelo Hemose, que é o coração de Sergipe, pelo Lacen – Laboratório Central -, que é responsável por todos os exames de média e alta complexidade da rede estadual e também pelo Serviço de Verificação de Óbito – SVO -, para aqueles que morrem de causas naturais. Então, faremos palestras educativas para que a população saiba tudo que fornecemos e também intensificaremos o apelo para que as pessoas sejam doadoras de sangue”, pontuou.

Outro ponto trazido por Luciana foi o da presença do Redome – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea -, que fará o cadastro de possíveis doadores. “Estamos precisando de doadores de medula, pois isso salva vidas. Por isso, levaremos mais esse serviço para a ação”, disse ela.

Os que desejarem ser atendidos no Saúde Sergipe Cidadã devem procurar, o quanto antes, os postos de saúde, para fazer o cadastro e receber os encaminhamentos para os exames desejados. “Infelizmente, a demanda é muito grande, então daremos prioridades aquelas e aqueles com casos mais urgentes, para que já possamos munir essas pessoas de exames, laudos e informações e encaminharmos para a Secretária de Estado da Saúde, se necessário”, explicou Janier. A ação ocorrerá de 3 a 6 de outubro em frente e dentro da Escola Joaldo Lima de Carvalho, das 8h às 17h, sendo que no domingo a ação se encerrará ao meio dia.

Por JL Política

Por: Redação Mais Sertão
Portal de notícias fundado em 2015 a partir do até então 'Portal Mais Glória'. Somos coordenados por uma equipe de jornalistas comprometidos com a imparcialidade e exibição de notícias em tempo real.
Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!