4 SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO UMA DIETA TÓXICA!


- 28 de setembro de 2019 | - 1:55 - - Home » » » »

Tóxico é tudo aquilo que nos faz mal, compromete a saúde e o bem-estar por completo. Nesse sentido, entenda como dieta “tóxica”, aquela que não cumpre com as promessas de emagrecimento, mas sim, põe em risco sua saúde. Também são conhecidas como dietas “malucas” ou da moda. É muuuuuuito comum ver alguém começando uma dieta por conta própria, tomando como base concelhos da internet, na maioria das vezes, dados por figuras públicas que não tem por objetivo compartilhar um conhecimento científico, mas promover comentários, visitas, curtidas… mesmo que isso seja às custas do seu bem-estar físico e mental.

    Para não cair na armadilha das dietas “tóxicas”. Separei cinco sinais que caso você perceba, sugiro dar uma pausa no que está fazendo com sua alimentação. Vamos lá?

 

1-Voce eliminou um ou mais grupos de nutrientes   

Já ouviu falar nas dietas zero carboidrato ou zero gordura? Além de ser praticamente impossível “zerar” um nutriente da dieta, esse tipo de estratégia pode ser um tiro no pé, daqueles! Se você está fazendo algo parecido, sem orientação, comece a repensar essa dieta. Além de ser desnecessário, você pode estar colocando sua saúde em risco.

 

2-Você está perdendo peso muito rápido

Agora você deve estar pensando…. mas, pera aí, perder peso não é bom?

– Quando se trata de perda de gordura, é possível eliminar entre 0.5 e 2 kg/ mês, quando os valores perdidos ultrapassam muito esse valor, como 10 kg em um mês, por exemplo, pode ser sinal de que tem alguma coisa muito errada, você pode estar perdendo água e massa muscular, fique atento!

 

3- A sua dieta tem pouquíssimas calorias

É claro que para perder peso, é importante que haja a restrição de algumas calorias, mas quando essa restrição é muito grande, é sinal de que você está fazendo uma dieta bastante restritiva, o que nos leva ao quarto sinal.

 

4- Efeito sanfona

Esse é o resultado das dietas muito restritivas, aquele vai e vem terrível na balança, que compromete além do corpo, sua autoestima.

Se você reconhece esses sinais na sua dieta, é hora de procurar um nutri para te orientar!

Ficou com dúvidas?

Manda lá no Instagram @_tatinutri, te espero! 😉

Por: Tatiane Ferreira

Graduanda em nutrição, pós-graduanda em nutrição em nefrologia, integrante do grupo de pesquisa interdisciplinar em saúde (GEPISA), líder na pastoral da criança, instituição de ação social da CNBB, voltada para o acompanhamento e orientação de famílias no que diz respeito a ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania. Escritora desde o ensino médio, tem textos publicados na seleta do 4° encontro sergipano de escritores, 2° encontro de escritores canindeenses e convidados, 1° e 2° encontro dos escritores montealegrenses, entre outras obras reconhecidas. Tem interesse especial em nefrologia e neuronutrição, está sempre aberta para diálogos que agreguem conhecimento dentro da sua futura profissão e fora dela. E-mail: [email protected] 

Por: Redação Mais Sertão
Portal de notícias fundado em 2015 a partir do até então 'Portal Mais Glória'. Somos coordenados por uma equipe de jornalistas comprometidos com a imparcialidade e exibição de notícias em tempo real.
Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!