3 MITOS SOBRE ALIMENTAÇÃO QUE VOCÊ PRECISA CONHECER


- 12 de maio de 2019 | - 7:40 - - Home » » » »

Em meio a tantas informações sobre saúde e alimentação, ter uma vida saudável parece ser cada vez mais difícil e isso acontece em virtude da disseminação de alguns mitos, principalmente em relação ao emagrecimento. O fato é que comer deixou de ser uma necessidade biológica para se tornar um verdadeiro “espetáculo” que deve ser compartilhado curtido e comentado. Não é de se estranhar o resultado disso, muito conteúdo distorcido e sem comprovação científica. Pensando nisso, elenquei cinco mitos bem famosinhos para desmistificar.

Em primeiríssimo lugar: Carboidratos são os vilões das dietas: O carboidrato é um nutriente indispensável para o funcionamento do organismo humano, em especial do sistema nervoso central. No geral, os alimentos fontes também são ricos em micronutrientes importantes para sua metabolização, a exemplo da vitamina B1 ou tiamina. A questão dos carboidratos como vilões gira em torno do seu excesso e tipo, isso porque podemos classifica-los em simples ou complexos. Os simples, como já sugere o nome tem uma estrutura química de absorção muito simplificada, o que provoca picos de insulina, além de serem encontrados em alimentos bem calóricos como doces por exemplo, diferentemente dos carboidratos complexos, ricos em fibras e encontrados em algumas raízes, a exemplo do aipim ou macaxeira. Ou seja, comer carboidrato não é um problema, muito pelo contrário. Contudo, é importante escolher bem a sua fonte e quantidade.

Em segundo lugar: É importante evitar alimentos com glúten e lactose: Os produtos alimentícios que são isentos de glúten e lactose são recomendados APENAS para pessoas que tem algum tipo de dificuldade na metabolização dos mesmos, a exemplo de intolerantes a lactose, indivíduos que não possuem ou produzem em pouca quantidade a enzima lactase, responsável por fazer a “quebra” desse carboidrato. Se você não tem nenhuma restrição, NÃO HÁ NECESSIDADE DE CORTA-LOS DA SUA DIETA.

    Em terceiro lugar: Alimentos light ou diet são mais saudáveis: Light significa “leve”, são aqueles alimentos que contém uma menor quantidade de determinado nutriente, por exemplo os refrigerantes light em açúcares. Já os diet tem uma retirada total de determinado nutrientes, como os produtos 0% de gorduras (diet em gordura). Mas, isso não quer dizer necessariamente que esses alimentos sejam saudáveis, isso porque para o alimento manter uma boa palatabilidade, ou seja continuar gostoso, algumas marcas aumentam a quantidade de outros nutrientes para compensar. Por exemplo, os alimentos light em açúcares, geralmente tem muita gordura, sal e outros aditivos para compensar o sabor. Isso significa que eles são uteis para algumas pessoas que tem restrições alimentares mas isso não quer dizer que todos são saudáveis.

 

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Por: Tatiane Ferreira

Montealegrense, graduanda em nutrição, pós-graduanda em nefrologia, integrante do grupo de pesquisa interdisciplinar em saúde (GEPISA) e da Liga acadêmica em saúde e ambiente da UniAGES, líder na pastoral da criança, instituição de ação social da CNBB, voltada para o acompanhamento e orientação de famílias no que diz respeito a ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania. Ministrante do curso Nutrição e dietética pelo PAEBS. Idealizadora do Blog Nutrição e Biologia: Saúde e ambiente em foco. Tem textos publicados na seleta do 4° encontro sergipano de escritores, 2° encontro de escritores canindeenses e convidados, 1° e 2° encontro dos escritores montealegrenses, entre outras obras reconhecidas. Autora do e-book “Alimentação e saúde”. Tem interesse especial em nefrologia e neuronutrição, está sempre aberta para diálogos que agreguem conhecimento dentro da sua futura profissão e fora dela.

E-mail: [email protected]; Instagram: _tatinutri

Por: Redação Mais Sertão
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